Monday, October 08, 2007

O que é crescer?

Afinal, o que é crescer? É o puro e simples fato de ficar mais alto, ganhar corpo e ocupar mais espaço? É ter de respeitar e ser respeitado por demais membros de uma sociedade? Ou é ser independente, capaz de realizar suas vontades independentemente da vontade alheia?

Hoje tive uma conversa bem interessante com uma amiga. Conversávamos sobre a possibilidade de prorrogação de seu intercâmbio. Ela mora nos Estados Unidos há aproximadamente um ano. Semana passada, ela me falou que voltaria em Dezembro. Já hoje, durante uma conversa aqui pela internet, ela me disse que não sabe mais se quer voltar. Quando perguntei o porquê dessa nova dúvida, me veio uma responsta engraçada. Em palavras miúdas, ela disse querer conquistar sua independência. Até aí, achei o fato muito interessante. É legal ver gente ainda na fase pós-adolescência, na qual eu também me enquadro, que quer conquistar sua independência o quanto antes. Porém, a definição de independência se confunde com a própria definição de crescer. A independência para ela, é puramente pagar a faculdade por conta própria. Uma atitude nobre se fosse feita por motivos como querer ajudar a mãe a pagar as contas. Quando questionei que independencia era essa, ela não soube me dizer. Na realidade, disse uma mistura de palavaras incertas que não chegavam em lugar nenhum. Seu melhor argumento foi o poder de ir e vir dentro da faculdade. Ir à aula ou não era algo que dependia único e exclusivamente dela. Uma atitude um tanto quanto infantil para alguém que busca independencia.

E daí, me vem a cabeça. O que diabos é crescer? Não acho que essa amiga esteja pronta para ser grande. Na verdade, tenho certeza que não. Ela não tem compromisso com o futuro, e se machuca com coisas vindas do passado. Ser grande não é só pagar uma faculdade. Muito menos conseguir se sustentar. Ser grande é ser forte, seguro e focado. A força traz coragem e determinação, que ajudarão sempre que necessário passar por apertos. A segurança traz paz e confiança para a superação de qualquer limite. E, finalmente, o foco traz felicidade, já que todo objetivo atingido traz felicidade. Nâo só objetivos profissionais, mas principalmente, pessoais. Quem não tem foco quer demais e acaba sem nada.

Enfim, crescer, para mim, é isso. E para você?

1 comment:

Grazieli (esse i no final é muito importante) said...

Eu nao acho que nenhum adulto, ou "gente grande" seja forte, seguro e focado. 100%. Nao mesmo. E acho que independencia, eh qualquer coisa, q em um certo momento vc dependia.. e deixa de depender. Seja essa pagar as contas, seja essa ter determinacao e visao de futuro. Na verdade, independencia vai muito alem disso.. Pois a independencia de cada um depende unica e exclusivamente de sua propria historia. Esta que vai determinar o que te tornara independente ou nao.. e do que queres se tornar independente.E acho que "crescer" e "ter independencia" sao coisas diferentes, que podem ou nao estar ligadas.
E quanto tuas palavras ditas minhas, i think you misunderstood me. Totally.