Thursday, January 08, 2009

paciência

se conhecer, saber dos teus próprios limites e saber que o próximo começa aonde você termina são sinais de maturidade que se ganha com o tempo. ao passar dos anos, jovens se tornam adultos, adultos se tornam idosos e o amadurecimento de idéias, pontos de vista e comportamento vão mudando em grande parte das pessoas. o problema começa quando, independente do tempo vivido, os sinais não vêm.

passamos por diversas situações de conflito interno e externo durante infinitos momentos de nossas vidas para que saibamos como nos comportar no futuro. teoricamente, somos criados e educados por nossos pais para que tenhamos personalidade forte e respeito para com o próximo, para que consigamos conviver em harmonia com os demais integrantes do nosso ciclo de convívio.

infelizmente, tem gente que, como a gente, insiste no erro, mas insiste se achando senhor da verdade em todos os momentos. a coisa começa a complicar quando a tecla já não funciona, quando o tom de voz se eleva como tentativa desesperada de um resgate, quando gritar é a única saída encontrada. não que se chegue à nenhuma conclusão tomando essas posturas, não que se chegue à algum lugar seguindo essas regras, é só que não se aprendeu durante o tempo vivido o que se devia. sabe-se apenas que o seu prazer tem de ser saciado, independente das vontades e pensamentos alheios.

o mundo não está em órbita ao redor da sua barriga. o seu nariz não aponta a direção dos ventos. você não é o centro das atenções. conviva com isso, amadureça, e saiba viver feliz dentro da sua insignificância. aí, então, quem sabe, você se torne importante para os demais que te circundam.

1 comment:

Victor "freud" Lobo said...

a diferença é a forma como nos enxergamos... reconhecer qualidades e defeitos próprios não é fácil para todo mundo