Wednesday, July 11, 2007

Intercâmbio Cultural

Eu não sou melhor do que ninguém. Não me acho acima de qualquer tipo de pessoa nesse mundo. Acho que tudo o que todos me falam é válido. Quase todos, na verdade. É claro que existem alguns seres estranhos e doentes que fazem alguns comentários totalmente desnecessários, mas ainda assim, não fecho os ouvidos à eles. Pode sair algo que preste no meio de tanta futilidade.

Esses dias, em que ando dando alguns conselhos para amigos, vejo que não é por excesso de experiências de vida ou de maturidade. Não é por ser mais velho ou ser mais novo. O que acontece nessas situações é bem além disso. Cada um é diferente. Nem melhor, nem pior. Diferente. De não ser igual, sabe? Cada um teve uma vida, teve seus amigos, teve sua família e criou uma identidade própria com uma mistura de influências e percepções próprias sobre determinados assuntos.

Tentando transformar essa idéia em uma imagem, teríamos a pessoa, como uma viga de concreto, sustentada por suas experiências e aprendizados, como as pilastras que sustentam essa viga. A posição da minha viga de concreto é diferente da sua. Você teve experiências e aprendizados diferentes, nem melhores, nem piores. Em determinados momentos, uma de minhas colunas pode ajudar você a sustentar a viga de concreto, que ficou mais pesada por conta de algum problema que surgiu. As experiências pelas quais passei podem te mostrar um caminho novo.

E é bem isso. Falando de vigas e pilastras, experiências e aprendizados, que a gente vê que cada um teve uma vida diferente. Não existem pessoas melhores ou piores, existem aquelas que já passaram por determinada situação e outras que passaram por outra situação diferente. Você não é melhor por dar conselhos. Muito menos pior ao recebê-los. Isso é só intercâmbio cultural.

9 comments:

Anonymous said...

Que analogia bonita!
Adorei ontem você ter me falado aquilo tudo. Meio que eu acordei pro mundo ao meu redor, principalmente ao mundo-família, que é o que eu quero pra sempre do meu lado. E o dia que eu não os tiver, com certeza vou me arrepender de não ter me desculpado antes, ter não convivido mais.
Beijones
Padre Marcones.


HALLELUJAH, AMEM!
HALLELUJAH!

Victor "freud" Lobo said...

vamos discordar, let's go:

eu acho que um conselho é algo foda. amigos dão conselhos, mas eu acho que isso tem que depender

não curto que digam "faça isso". todo ponto de vista é parcial, não tem jeito. por isso não acho tão simples chegar e soltar um conselho porque a forma deu enxergar um problema, é diferente da forma que vc enxerga, que outra pessoa vai enxergar mesmo independente das experiências, da maturidade e do jeito de pensar. e um problema meu nao deve se comparar ao seu. se comparar, já não serve pra conselho. serve para um desabafo meu para uma pessoa que eu sinto que está anivelada comigo.

soltar um conselho, pra mim, pode ser algo perigoso. é meio foda de dizer. pra mim, um conselho sério é como o aconselhador botasse a mão no fogo pelo aconselhado, apostasse sob mesmas condições e tivesse as mesmas consequências. chega a ser algo divino :P
mas dar uma opinião é oooooooutra coisa...

no mais,oq eu faço ou não faço, o que eu gosto ou eu não gosto... acho que não convém dizer, pelo menos aqui.

agora... _|_ (só pra eu nao perder o bonde)

Marcos said...

eu acho que você é gay.

vou deixar a discussão pra uma mesa de boteco com uma cerveja gelada. o/

Victor "freud" Lobo said...

agora sim, isso foi muito sensato

mas ae...
quando rolar, vc já deve saber, eu gosto de conversar e debater.. por isso: ME DEIXA FALAR TAMBÉM

seu monopolista
:*

Unknown said...

deixo você falar sim. fique a vontade.

mas reflita sobre o seguinte:

um conselho não é uma ordem. é só uma idéia dada por alguém que já passou por uma situação parecida com a sua. ninguém é igual, já falei isso várias vezes. cada um tem uma vida e uma forma de apreciá-la. ninguém vê as coisas do mesmo modo.

o conselho é só um empurrão pra pessoa, seguindo os ideais e conhecimentos que ela tem, seguir o caminho mais concreto. quando falei pra "ela" conversar com "ele" não dei ordem nenhuma. mas a partir do momento em que ela aceitou e concordou com o que era dito, eu assumi a postura de cobrar para encorajá-la. conselhos são outras coisas diferentes, idéias que podem ser aceitas ou não.

beijundas, emo.

Camila C. said...

gente, parem com essas patavinas de mierda.
eu amo vocês dois igualmente.

;)

Victor "freud" Lobo said...

pera ae pera ae que ele tocou na minha honra, pra variar :P

eu só disse que acho esse "empurrão", de certa forma, invasivo. não to falando do caso da camila naquela noite, to falando ideológicamente.

cabeçadas, bixa
:*

Marcos said...

murros no queixo!

o empurrão é invasivo quando a pessoa não quer ouvir conselhos.

se elas não querem, eu simplismente não dou.

=P

Victor "freud" Lobo said...

eu quero..

vc me dá?

(sim, duplo sentido)