Monday, April 28, 2008

Processo de criação

Criar não se resume a fazer algo. É um processo muito mais complexo e trabalhoso do que se imagina. Já ouvi muitos falando sobre o dom de criar, ou qualquer coisa desse gênero, mas, como já disseram outros grandes criadores, a idéia é muito mais voltada para o esforço. É claro que existe a demanda por criatividade para se ter a idéia inicial. Mas o bom criador é aquele que se dedica à sua idéia, ao seu sonho.

Eu sou sonhador até demais, e acredito até demais nos meus sonhos. E isso me levou à horizontes próximos que me fazem enxergar horizontes ainda mais distantes. Tudo é muito mais possível do que imaginamos, e tudo está muito mais perto do que o que nós vemos. Há pessoas que acham que sonhar faz mal, nos traz ilusões inatingíveis que nos trarão decepção no futuro. Prefiro o risco de sofrer a pensar em não ter tentado. Acho que os que têm medo deviam pensar um pouco nisso. Se prender no possível é muito fácil e previsível. E, numa boa, meu brother, eu não cheguei até aqui para me apegar ao que já me veio.

Há também os que fogem na esperança de encontrar o tão desejado sonho no meio do caminho. É sim uma visão muito bonita do todo, mas o todo não se importa muito com os seus desejos. Mudar não vai mudar as coisas, tãopouco quem você é. Quem tem que mudar não é o todo, mas você. A sua história depende de você. E se afastar dela buscando viver outra não vai te mudar. Garanto que mudanças assim só trazem o mal. O mal de se encontrar outra vez com você mesmo, e de ter de se encarar na derrota. Não tô aqui rogando praga em quem se mudar, mas acho que isso é um caso a ser MUITO bem avaliado antes de se tomar qualquer decisão precipitada. Como dizia o rei dos clichês: "A pressa é inimiga da perfeição"!

No comments: