Wednesday, June 04, 2008

Saudade

Há tempos não vinha aqui. Acho que por falta de tempo e por ter me envolvido com muitos projetos muito bacanas. Mas eu voltei. Voltei com dois assuntos muito importantes pra mim. Aí seguem textos demonstrando opiniões sobre três das coisas mais intangíveis do mundo.

A AMIZADE

Esses dias, fui questionado por uma pessoa se eu era realmente seu amigo. Na hora, me achei a pior pessoa do mundo. Não é nada saudável escutar de uma pessoa com a qual você se importa esse tipo de coisa. Mas, ao parar para pensar no todo da conversa, vi eu não estava errado, e sim ele. Aliás, por ser uma concepção particular, acho que ele também possa estar certo no seu modo de ver as coisas. Porém, acho que a minha é mais forte. Portanto, continuarei seguindo os meus princípios.

Ser amigo de verdade não é sair por aí falando para todo e qualquer cidadão que faça parte da minha vida sobre a minha amizade. Ser amigo é ser presente. Não sou um amigo perfeito... sou péssimo com datas importantes, por exemplo. Mas também julgo este tipo de coisa como pequena. Muito mais importante do que uma data ou a exaltação do relacionamento é a presença. É fazer-se presente e orgulhoso por ter a oportunidade de conviver como pessoa e tê-la como amigo. E, numa dessas, acabamos nos perdendo. Por coisas bobas pessoas conseguiram criar uma bola de neve que vem piorando a cada dia.

Como já dizia o poeta: A vida é muito simples.. Nós é que gostamos de complicá-la.

Reações injustificáveis que cobram de mim um pedido de desculpas por algo que eu não considero errado de forma alguma.

Enfim, a coisa se resume a isso. Ser amigo é ser presente. Nada mais do que isso. Um bom amigo para mim é aquele em quem posso confiar e contar nas horas felizes e difíceis. Simples e barato, não cobro mais nada. Na verdade, nem me vejo no direito de cobrar. Amizade é doação, e não uma relação de contrato firmado cheia de exigências.

A INTENSIDADE

Sabe aquelas coisas que você nunca acha que poderiam acontecer com você e, quando você menos quer/espera, elas acontecem? Pois é, aconteceu. Pessoas aparecem me nossas vidas o tempo todo. Não temos o direito nem o dom de definir quando ou onde, elas simplismente aparecem. Esses indivíduos podem fazer ou não total diferença em nossas vidas. Abrir nossos olhos para coisas que não enxergávamos, nos ajudar a superar problemas ainda insuperáveis entre outras coisas.

O momento da vida não é esse. É de focar em mim e mais ninguém. Eu tenho meus segredos e planos que sonham em me levar para um mundo totalmente diferente do qual eu me enquadro hoje. E o medo de machucar outras pessoas faz com que eu me feche dentro de mim. Talvez essa atitude seja errada. Talvez as pessoas compreendam as mudanças e me acompanhem ou apoiem. Mas, sinceramente, prefiro não correr o risco de machucar. Me dói ver alguém sofrendo por minha causa. Me dói abandonar alguma coisa que eu queira.

Prefiro evitar querer a correr o risco de descartar.

A MORTE

Hoje, durante uma palestra sensacional de um cara muito inteligente ouvi um trecho que quero levar como princípio de vida:

"Viva cada dia da sua vida como se fosse o último. Se você não estiver pronto HOJE, como estará amanhã? É impossível fugir da morte, deve-se fugir do pecado para que não temas a morte."

O trecho é totalmente auto-descritivo com um significado de vida infinito. Pense nisso.

Eu pensei e me senti melhor. Falta só levar a coisa mais a sério.!

1 comment:

camilacorado said...

adorei o texto.
fiquei pensando se sou uma boa amiga pra você. você, eu tenho certeza que é pra mim...
te amo.
;*